Várias doenças podem ter sua origem por causa de um intestino não saudável! Se você nunca pensou que deve se preocupar com a saúde intestinal e com as bactérias que moram lá, tenho que te dar uma notícia, você precisa cuidar desse órgão tão importante!
Pesquisas recentes mostraram que um bom funcionamento do intestino é sinal de saúde, mas não basta só funcionar tendo evacuação diária. É preciso que este intestino tenha uma boa microbiota intestinal (conjunto de microorganismos que habitam o intestino), precisamos que ele seja habitado por mais bactérias boas do que ruins. Quando acontece o contrário (mais bactérias ruins do que boas) chamamos de disbiose, ela é a porta de entrada para várias doenças, como obesidade, depressão, ansiedade, doenças autoimunes, dentre várias outras.
Como posso melhorar?
Várias situações pode contribuir para a disbiose, como: alimentação inadequada, consumo exagerado de álcool, uso de alguns tipos de medicamentos, etc. Mas tenho uma boa notícia!!! Podemos modular essa microbiota, aumentar a quantidade de bactérias boas e de forma simples, siga essas dicas e ajude a sua microbiota:
- Consuma verduras, legumes e frutas todos os dias.
- Consuma alimentos integrais, aveia, chia, linhaça, gergelim.
- Diminua o consumo álcool.
- Diminua o consumo de refrigerantes, doces, frituras e alimentos industrializados.
- Diminua o consumo de pizza, cachorro quente, hambúrguer, sorvetes.
- Pratique atividade física.
Observe que não disse para cortar nada, apenas diminuir e comer moderadamente se você quiser comer. O excesso desses alimentos piora não só a microbiota, mas a saúde de forma geral.
Resumindo: tenha hábitos de vida saudáveis, assim é possível ter uma boa microbiota, com as bactérias boas ganhando a guerra contra as ruins! E o mais importante, evitar várias doenças!
Com o intuito de lhe ajudar mais, reunir outras mais informações com maiores detalhes sobre o intestino em um Ebook – Relação entre o Intestino e Cérebro. Baixe agora mesmo, lá você encontrará dicas para você colocar em prática hoje mesmo e algumas receitas fáceis que irão te ajudar bastante. Clique aqui para baixar.
Para saber mais detalhes sobre como modular sua microbiota, consulte com um nutricionista.
Veja também: